terça-feira, 7 de julho de 2009

Breve diálogo entre Leonardo Boff e Dalai Lama

No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e Paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga: -"Santidade, qual é a melhor religião”? Esperava que ele dissesse: "é o budismo tibetano" ou "são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
O Dalai Lama fêz uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta – e afirmou: "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar: - "O que me faz melhor? "
Respondeu ele: -“ Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável. A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...”.
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, receba as boas vindas e um abraço.
Marcia

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga junguiana com visão transpessoal