sábado, 9 de maio de 2009

Imaginação e Cura

A força de cura está dentro de cada um de nós. A mente não tem limites, e a imaginação é um recurso inesgotável para trabalhar emoções. O pensamento em forma de imagens nos leva a fazer contato com nossa realidade interior.
O trabalho com imagens mentais no processo de autoconhecimento agiliza o processo de cura, e gera mudanças fisiológicas. Há atualmente uma compreensão maior sobre a conexão mente-corpo, sendo que o inverso, ou seja, o poder do corpo sobre a mente já é aceito normalmente.
Dividir nosso eu em corpo/mente tira o poder de cura de nossas mãos, e o desloca para equipamentos e profissionais especializados. Quando usamos nosso pensamento para nos tratar, estamos reassumindo esse poder. Associar a técnica de imagens aos tratamentos convencionais agiliza o reequilíbrio, uma vez que a pessoa participa ativamente do processo e se fortalece como indivíduo.
Devemos nos lembrar que as doenças são importantes sinalizadores para que mudemos algo em nossas vidas. O sofrimento precisa ser visto como oportunidade de aprendizagem, o que em si só já diminui sua intensidade. São desafios colocados à nossa frente, para serem superados em direção a uma compreensão ampliada de nós mesmos.
O sentimento negativo e o sintoma físico e/ou psicológico também são sinalizadores fundamentais de que devemos mudar nosso caminhar, de que necessitamos reassumir o poder sobre nossas vidas, retornando ao nosso centro. Ao mantermos uma atitude positiva em relação às nossas dificuldades, nos questionando e obtendo respostas, nos leva a um novo patamar de consciência e de equilíbrio.
Por último, e o mais importante, o amor que temos por nossos próprios esforços é fundamental. Todo ser humano tem um núcleo saudável que o leva rumo à felicidade pessoal. É importante nos assegurarmos de que fazemos sempre o melhor naquele momento, e de que nossos erros nos levarão de volta ao nosso eixo.


(Marcia Maria de Rizzo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, receba as boas vindas e um abraço.
Marcia

Quem sou eu

Minha foto
Psicóloga junguiana com visão transpessoal